Sua comunicação tem poder: use-a com sabedoria - Lídera – Associação das Mulheres Empreendedoras

Notícias/Blog

<< PÁGINA INICIAL
Sua comunicação tem poder: use-a com sabedoria

Sua comunicação tem poder: use-a com sabedoria

Você também está sendo desafiada a criar conteúdo nas mídias digitais nesse momento de quarentena? Então, confere o resumo abaixo e aprenda um pouco mais sobre como criar sua marca pessoal e posicionar-se perante as redes.

Para iniciar você precisa descobrir e entender o que você realmente gosta de fazer e no que você é, realmente, boa. A sua marca pessoal é a sua história, então pense o que traz significado para a sua vida e comprometa-se com isso, pergunte-se: o que eu quero para daqui 3 anos? O que seria bacana realizar?

O autoconhecimento é fundamental nessa jornada, você precisa procurar saber quem você realmente é, qual a relação que você tem com as outras pessoas e qual o impacto que gera nelas.

Ao enxergar o seu objetivo e propósito de vida, você deve comprometer-se em ser a melhor possível nesse segmento, então reflita: o que você faz melhor que os outros? O que as pessoas enxergam de diferencial em mim? Quando as pessoas me ligam, elas me pedem ajuda com o que? Qual elogio você escuta com frequência? Todas temos habilidades que são próprias de cada uma, então use-as a seu favor.

Tome cuidado! Isso não se trata de competitividade, afinal muitas outras pessoas também são boas naquilo que você faz, então aqui entra a necessidade de aprender a posicionar-se melhor. Esse posicionamento não é para “tirar o outro da jogada”, mas sim para você possuir um valor agregado melhor pro mercado, para quando o cliente, os colegas e instituições precisarem do serviço que você também oferece, elas lembrem, primeiramente, de você.

Escolha uma plataforma para começar a produzir conteúdo naquele ambiente. Pense qual o seu perfil profissional antes de definir a plataforma, por exemplo: tenho um perfil mais corporativo, sou professora, sou empresária em uma grande corporação, talvez o melhor lugar para eu estar seja o LinkdIn. Quando o canal de comunicação estiver escolhido, defina qual será a frequência de postagens e quais os conteúdos são relevantes para serem postados.

Promova a colaboração dentro do seu mercado, pois quando estamos acompanhados chegamos sempre mais longe! Cada pessoa tem um diferencial próprio, então convide as pessoas para criarem conteúdo e desenvolver projetos complementares a ti.

Se possível, tenha sempre sua lista de contatos atualizadas, lista de e-mails, telefones. Seja encontrável, faça um site próprio, uma boa rede social, produza conteúdos que ajudem outras pessoas.

Outro ponto importante de ser analisado é que essa clareza de ser quem você realmente é para construir a sua marca pessoal também tem suas dores, pois em certos momentos o mercado vai exigir seu posicionamento perante alguns assuntos, uns mais polêmico que outros e a maneira que você comunicar seus pensamentos irá refletir na sua vida. Não tem problema nos posicionarmos, porém precisamos nos embasar de boas informações, falar tranquilamente, escolher boas palavras, não tomar atitudes que desvirtuem do real objetivo dos nossos negócios e não publicar conteúdo sem um objetivo estratégico.

Sempre mostre ao mundo aquilo que você faz bem, mas não esqueça de que o mais importante da sua marca pessoal é VOCÊ! Seja fiel a quem você é, trabalhe para melhorar aquilo que você considera importante para a sua evolução profissional e pessoal, assim você honra seu propósito e ainda pode ajudar quem precisa.

Confira alguma dicas de como começar a gravar seu vídeos.

Para um vídeo natural

  • Você pode utilizar uma ferramenta chamada TelePrompter (existem aplicativos disponíveis para o celular) para organizar suas falas. Enquanto você está fazendo sua gravação a ferramenta exibe o conteúdo que foi preparado e você vai fazendo a leitura, dessa forma você consegue passar tranquilidade e lembrar dos principais assuntos que irá abordar.
  • Se você for fazer um vídeo em que você precisa falar: primeiro você fala ele em voz alta e depois você escreve.
  • Cuide da sua voz. É interessante você aquecê-la antes de começar a fazer os vídeos, pois o nervosismo, naturalmente, provoca alterações nela. A sua gesticulação labial e facial também pode ser aprimorada, uma dica: coloque uma caneta na horizontal entre seus dentes, segure ela e comece a falar o seu texto, isso irá treinar sua dicção.
  • Quando você for olhar para a câmera, pense em alguém que você sinta-se confortável e goste. Dessa maneira você irá conseguir manter uma conexão melhor com quem está assistindo, pois estará fazendo um contato visual diferente ao imaginar os olhos dessa pessoa no lugar da câmera.

Ficou interessada em aprender mais? Então acesse nosso canal no youtube, inscreva-se e assista nossa live na íntegra.

Você também encontra mais conteúdos relevantes na nossa Escola de Líderas

Speakers:

Brunna Macarini

Brunna Macarini – Coach de Desenvolvimento Profissional, Transição de Carreira e Marca Pessoal. Sócia Proprietária da Avatim Passo Fundo e Caxias do Sul

Liliane Martins

Liliane Martins – Atualmente é Diretora de Marketing das incorporadoras CVF e LigaSul em Passo Fundo. Foi apresentadora do Jornal do Almoço na região de Erechim por 13 anos e atuou como coordenadora do telejornalismo da emissora.

Julia Alves

Julia Alves Real – Jornalista, especialista em Branding e Autoridade no Marketing Digital.Fundou a primeira Personal Branding do Sul do Brasil, sócia da Postly, mentora de empreendedores, atuou 8 anos no Grupo RBS, foi colunista da ZH.

Veja Também

A coragem de ser imperfeita. Você tem?
+
A coragem de ser imperfeita. Você tem?

A conversa iniciou com uma reflexão sobre um parágrafo do livro “A Coragem de ser Imperfeito” da Brené Brown: “Quando passamos uma existência inteira esperando até nos tornamos perfeitos para […]

Desafios como Oportunidades Disfarçadas
+
Desafios como Oportunidades Disfarçadas

Ttivemos o prazer de conversar sobre a resiliência, como podemos enxergar os Desafios como Oportunidades Disfarçadas. Confira o resumo do nosso webinar: O que é resiliência? A resiliência na sua […]

Sua comunicação tem poder: use-a com sabedoria
+
Sua comunicação tem poder: use-a com sabedoria

Você também está sendo desafiada a criar conteúdo nas mídias digitais nesse momento de quarentena? Então, confere o resumo abaixo e aprenda um pouco mais sobre como criar sua marca […]